Institucional:
Quem somos

As atividades iniciaram a partir de estudos realizados nas comunidades e seu entorno, revelando a existência de grande número de jovens que enfrentavam dificuldades para acessar o mercado de trabalho por conta da transição entre a datilografia e a informática, já que, se quer tinham oportunidade de serem avaliados, eram eliminados na análise dos currículos.

Diante desta demanda surgiu a ideia de buscar alternativas para superar essa dificuldade, a inclusão social desta parcela da comunidade. Assim, nasceu um grupo de lideranças das onze Comunidades Eclesiais de Base que compunham a Área Pastoral Planalto, que juntamente com Pe. Hugo, montaram uma sala com computadores doados e voluntários para ministrar os cursos.

Com o aumento da demanda, tivemos de buscar um novo espaço, que através de doações financeira vindas da Irlanda através dos padres espiritanos e construímos três salas na Comunidade Pedro Pescador.

Em 2009 começa a surgir a primeira parceria entre o CIAP São Patrício e a Prefeitura de São Paulo.

Hoje são 24 serviços e 3 projetos espalhados pela cidade de São Paulo, com atendimentos a crianças e adolescentes, jovens, mulheres, família e idosos. A experiência que o CIAP São Patrício adquiriu durante esses anos de trabalho e atuação na área social, vivenciando situações diferenciadas, tanto no atendimento de proteção básica quanto na proteção especial, vem consolidar sua identidade e capacidade de contribuir na construção de uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade, visando a intervenção na formulação de políticas públicas, priorizando a estratégia das mudanças estruturais do país para alcançar a justiça social.