Notícias:
Araetá: A Literatura Dos Povos Originários

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

No mês de outubro, crianças atendidas pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Paulo Freire tiveram a oportunidade de embarcar em uma jornada cultural ao visitar a impressionante Exposição “Araetá: A Literatura Dos Povos Originários” no SESC Ipiranga. A visita proporcionou às crianças uma rara oportunidade de mergulhar na rica diversidade das culturas indígenas brasileiras e conhecer de perto a história e a arte dos povos originários.

O CCA Paulo Freire, situado no bairro do Parque São Lucas, é conhecido por seu compromisso com o protagonismo social e acompanhamento das famílias das crianças da comunidade local. Esta iniciativa, que levou 30 crianças entre 7 e 12 anos à exposição, é parte de seu esforço contínuo para enriquecer a experiência de aprendizado dos jovens.

A exposição Araetá – A Literatura dos Povos Originários é uma experiência singular de interação com as escritas, oralidades, cosmovisões, pertencimentos étnicos, ancestralidades, geografias e temáticas de exuberante diversidade manifestadas por escritoras e escritores que propiciam um rico diálogo intercultural. As crianças puderam explorar objetos autênticos, como cerâmicas, cestarias e instrumentos musicais, que são testemunhos da rica herança cultural desses grupos.

Para muitas crianças, essa visita foi uma experiência transformadora, abrindo seus olhos para a riqueza cultural e a importância dos povos originários na história do Brasil. Elas tiveram a oportunidade de conversar com educadores, aprender sobre as línguas, crenças e modos de vida dos povos indígenas e, até mesmo, participar de atividades interativas.