O Centro para Crianças e Adolescentes — CCA Dr. Sócrates iniciou os atendimentos em Junho de 2.023 no bairro da Cidade Patriarca, atende 120 crianças e adolescentes de ambos os sexos e na faixa etária de 06 a 14 anos e 11 meses, em períodos complementares ao ensino fundamental. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
As vivências oportunizadas pelo serviço auxiliam na aquisição de repertórios de comunicação mais efetivos, no desenvolvimento de relações de afetividade emancipadoras; na valorização da cultura local e dos conhecimentos tradicionais da comunidade; na socialização e no sentimento de pertença; na construção de projetos de vida; na participação social, entre outras.
Desta forma, as crianças e adolescentes provenientes de famílias em vulnerabilidade social poderão usufruir de um espaço de convívio social e cultural, no contra turno escolar, contribuindo para ressignificação de vivências de isolamento, bem como, propiciando experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilização e prevenção de situações de risco social e pessoal.
O direito ao convívio é assegurado, ao longo do ciclo de vida, por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários devem ser protegidos, portanto o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS e, junto com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferece à população que se encontra em situações de vulnerabilidades sociais e relacionais oportunidades de reflexão sobre as questões vivenciadas em seu dia-a-dia e estratégias para potencializar os seus ativos.
Objetivos
Oferecer proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, promover a convivência, a formação para a participação e cidadania, o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.
Atendidos – 120 crianças e adolescentes
Funcionamento – de segunda á sexta, das 08:00h às 17:00h