O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSE CIAP LAJEADO – possui a finalidade de prover atenção socioassistencial e o acompanhamento aos adolescentes e jovens de ambos os sexos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente. As Medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade são sanções aplicadas ao adolescente que praticou ato infracional, conforme previsto no artigo 112, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Atendemos Jovens na Faixa Etária acima de 12 até 21 anos de idade.
O serviço contribui para o acesso a direitos e a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Trabalhamos em uma perspectiva de Garantia de Direitos diante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social em interface com o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo visando a responsabilização do Jovem, o trabalho é realizado no território do Distrito de Lajeado – Guaianases, e referenciado ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Guaianases.
Realizamos atendimentos semanais com o Jovem e sua família, por meio de nossa equipe técnica multidisciplinar (Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos) que passa por Formação Técnica contínua, e em cada caso irá elaborar um Plano Individual de Atendimento visando contribuir em todas as dimensões da vida do jovem: Família, Escolarização, Profissionalização, Saúde, entre outros. Realizamos todo o acompanhamento do Jovem no processo Socioeducativo que pode levar de 6 meses até 3 anos, sendo realizado o envio de relatórios técnicos ao Poder Judiciário com a evolução do Jovem.
Ainda, oferecemos Cursos em formato de Oficinas de Profissionalização, às Segundas de Cabeleireiro e Barbeiro, e às Quintas de Mecânica de Motos. Todo mês são realizados dois grupos de Família e Adolescentes e/ou Desenvolvimento Familiar, visando a integração e participação da família.
A equipe está qualificada para a execução dos serviços através das seguintes ações:
- Contribuir para o acesso a direitos e a ressignificação de valores na vida pessoal e social de adolescentes e jovens.
- Possibilitar o acesso às políticas públicas, especialmente à educação formal e saúde
- Possibilitar a inserção no programa de transferência de renda
- Criar condições para a construção de projeto de vida que vise a ruptura do adolescente com a prática de ato infracional;
- Estabelecer contratos com o adolescente e o jovem sobre as possibilidades e limites do trabalho a ser estabelecido e normas que regulem o período de cumprimento da medida socioeducativa.
- Fortalecer a convivência familiar e comunitária;
- Desenvolver vivências que favoreçam a autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre as possibilidades de construção de autonomia;
- Possibilitar acessos e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural e O desenvolvimento de habilidades e talentos, no próprio serviço ou da rede socioassistencial.
- Avaliar sistematicamente o percurso do adolescente e do jovem após o cumprimento da medida
Atendimentos – 90 adolescentes e jovens.