SASF Jaçanã

Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básico no Domicílio – SASF Jaçanã

Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básico no Domicílio – SASF Jaçanã iniciou seus atendimentos em maio de 2.022. É um programa de proteção à família, sobretudo aquelas com pouco acesso aos direitos básicos/fundamentais, residentes em bairros de extrema vulnerabilidade social. O trabalho desenvolvido abrange a promoção de acesso aos direitos, benefícios e serviços socioassistenciais, atividades socioeducativas, oficinas de orientação e geração de rendas, oficinas lúdicas e de convivências, contribuindo para inserção das famílias na rede de proteção social, assim como o seu fortalecimento estrutural em espaços coletivos de escuta e troca de vivencias familiares.

Objetivo
Fortalecer a função protetiva da família prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações junto a idosos e pessoas com deficiência, dada a necessidade de prevenir o confinamento e o isolamento, por meio da proteção social no domicílio.

Ações Socioeducativas
O SASF age por meio de ações socioeducativas visando o acesso à rede socioassistencial, a garantia de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, a participação e ganho de autonomia.
Os principais usuários são pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais: Idosos ou deficientes que estão em situação de vulnerabilidade e risco social, segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS/SEADE, 2004), famílias sem acesso ou acesso debilitado aos serviços públicos, com fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade ou em qualquer situação de vulnerabilidade e risco social.
O acesso ao serviço se dá através de busca ativa por meio dos profissionais do serviço e validada pelo Centro de Referência Assistência Social, demanda encaminhada pelo CRAS.

Eixos de atividades

  • Visitas domiciliares;
  • Reuniões socioeducativas;
  • Oficinas de geração de emprego e renda, lúdicas e de convivências.

Atendidos: 1.000 famílias

Funcionamento: Segunda à sexta – das 08h às 18h.

Rua doutor Marcondes 46/ vl nova Carolina
Cep: 02279-050

como chegar

11 5197-9488